logo CEPE - Centro de Estudos Pesquisa e Ensino

CEPE CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISAS E ENSINO DO CEPON Rodovia Admar Gonzaga, 655 CEP 88034-000 - Florianópolis - SC - Brasil Fone: (48) 3331-1496/ 3331-1498 centrodeestudos@cepon.org.br

Orientação ao Pesquisador

 

COMO SUBMETER PROTOCOLO DE PESQUISA AO CEP/CEPON

 

A partir de janeiro 2012, todos os protocolos de pesquisa com seres humanos, deverão ser submetidos ao sistema CEP/CONEP online, pela Plataforma Brasil.

Como o pesquisador deve proceder:

1.  Acessar o site da Plataforma Brasil:

http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

 

2.  Fazer o cadastro de pessoa física

Você precisa ter em mãos os seguintes itens:

·       Número do CPF;

·       Documento com fotografia digitalizada (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Motorista, em formato JPG ou pdf).

·       Curriculum Vitae do pesquisador (em formato doc. Docx, odt ou pdf) ou endereço eletrônico do Currículo na Plataforma Lattes;

 

3.  Conta de E-mail ativa (Não pode ser e-mail institucional)

 

4.  Fazer o cadastro do seu projeto de pesquisa

Para cadastrar uma nova pesquisa na Plataforma o usuário deverá ter concluído o seu cadastro de pessoa física e realizado o “login” na Plataforma Brasil, somente então irá clicar no botão CADASTRAR NOVA SUBMISSÃO, para iniciar o cadastro da nova pesquisa.

Campos de preenchimento obrigatório – todos aqueles assinalados com (*)

Quem poderá cadastrar uma nova pesquisa? – Somente o pesquisador responsável (no âmbito da instituição proponente – coordenador geral) poderá iniciar o cadastro de nova submissão na Plataforma Brasil. No campo “Assistente”, o pesquisador poderá indicar outras pessoas para continuar o preenchimento dos dados da pesquisa, desde que devidamente cadastrados na Plataforma. Estes não podem iniciar novo cadastro nem excluir a pesquisa do sistema.

Pesquisa Clínica – somente para este tipo de pesquisa é necessário o preenchimento dos descritores gerais para as condições de saúde e descritores específicos.

Como devem ser preenchidos os campos informativos – o sistema suporta o limite de 4.000 caracteres, o texto que exceder o limite será descartado.

TCLE – deverá ser obrigatoriamente incluído, exceto nos casos em que a dispensa do TCLE for solicitada. Neste caso, deverá ser apresentada a justificativa para a solicitação de isenção.

Folha de Rosto - inclusão obrigatória. Será gerada automaticamente pelo sistema. Deverá ser datada e assinada. A inclusão do TCLE e Folha de rosto deverão ser feita através do campo “Upload de Documentos”.

Sigilo da Pesquisa - o pesquisador deverá optar por manter ou não o sigilo da pesquisa na íntegra, ler e concordar com os termos apresentados.

Conclusão do cadastro – será feita no botão “Enviar projeto ao CEP”. Uma vez enviado, o projeto não poderá mais ser editado pelo pesquisador, a menos que após a análise do CEP seja solicitada alteração.

 

OBS: Caso você tenha dúvidas, poderá recorrer ao auxílio disponível online no próprio site.

 

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos no CEPON

Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi – 1º andar

Fone: (48) 3331 1502

E-mail: cep@cepon.org.br

Contato / Localização

  • Rodovia Admar Gonzaga, 655 CEP 88034-000 - Florianópolis - SC - Brasil Fone: (48) 3331-1496/ 3331-1498 centrodeestudos@cepon.org.br
  • centrodeestudos@cepon.org.br
  • (48) 3331-1496
www.areadigital.com.br web designer/developer Copyright © 2012 CEPE centro de estudos pesquisa e ensino. Todos os direitos reservados